Atrasos no FAC prejudicam a Cultura em Goiás

Desde sua fundação o Goianidades se propõe a ser um instrumento de conexão das diversas culturas. Formado por produtores, educadores, comunicadores, profissionais multifacetados o Coletivo Goianidades trabalha diretamente na produção, fomento e divulgação da cultura regional.

Nos últimos meses temos participado ativamente do debate sobre os rumos das políticas públicas culturais no estado, em especial no que tange a execução das leis de fomento e aplicação dos recursos públicos. A poucos dias de iniciar o processo eleitoral o Governo de Goiás tem uma dívida de mais de 30 milhões de reais com a classe artística goiana. Essa montante é fruto de repasses do FAC (Fundo de Apoio a Cultura), que não foram repassados para execução de projetos culturais de artistas goianos nos anos de, 2015, 2016 e 2017.

Participamos ao lado de inúmeros artistas e entidades representativas da classe, de mesas de negociações envolvendo a Seduce e Sefaz visando solucionar essa grave situação, que foram colocados os artistas goianos. No último mês o Governo liberou um valor de 2 milhões e meio de reais e prometeu liberar ainda esse mês o mesmo valor. Conforme resolução das entidades esse parcelamento não soluciona os problemas da categoria e é irrisório no valor total. Sendo que se honrado faltaram ainda 29 milhões para serem pagos até o fim do mandato do atual governador. A falta de pagamento não é o único problema enfrentado para os que propõe fazer cultura no estado, incertezas e demora nos editais e o não cumprimento de prazos são problemas recorrentes.

Fator predominante para chegarmos ao final dessa gestão com esse acumulo de erros e prejuízos para o setor cultural goiano, foi sem duvida nenhuma a extinção da Secretaria de Estado de Cultura. A Próxima gestão estadual deverá estar antenada para as demandas da classe e estar disposta a cultivar esse canal de diálogo que estamos inaugurando nesse momento.

Goianidades lança a partir desse artigo um processo de consulta e entrevistas. Queremos ouvir dos postulantes ao governo do estado: Quais são suas propostas para as políticas públicas culturais em Goiás.

Miltinho
About Miltinho 15 Articles
Gestor Público, Gestor Cultural, Coordenador Comercial Goianidades.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*