José Mateus – o braço forte da educação e da cultura

Por ocasião do seu aniversário o GOIANIDADES homenageia José Mateus dos Santos, por toda sua contribuição à educação e cultura.

Atualmente diretor geral da Faculdade Evangélica de Goianésia, José Mateus foi presidente da Fundação Cultural de Goianésia, atuando de forma intensiva para ampliar o acesso, o estímulo à política cultural e a preservação do patrimônio histórico local e regional.

Foi autor da lei municipal que institui o curso pré-vestibular social Natal da Costa Santos mantido pela Prefeitura Municipal de Goianésia, este que leva o nome de seu pai.

Foi também por força de seu trabalho e capacidade de parcerias a reforma e restauração da sede da Fazenda Itajá, patrimônio histórico e cultural do município. A casa, do estilo colonial, foi construída na década de 1950 por Jalles Machado e a fazenda foi uma das primeiras áreas de plantio de café na região. A propriedade teve outros donos até que, no final da década de 1990, foi desapropriada pelo INCRA e se tornou o Assentamento Itajá.

José Mateus dos Santos é Bacharel em Ciências Sociais pelas Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica (2003). Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico – Unievangélica (2008), Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pela Unievangélica (2008).Concluiu o ensino médio em 1985, recebendo o título de Técnico Assistente em Administração. Em 1988 concluiu, também, o curso Técnico em Agricultura pela Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde. Ainda em 2002 concluiu com aproventamento, o Curso de Gestão Pública Municipal, ministrado pela Escola Brasileira de Adminstração pública da FGV. Entre 2004 e outubro de 2008 assumiu o pleito de Vice-prefeito do Município de Goianésia. Neste mesmo município atuou como Vereador eleito exercendo o pleito entre 2000-2003, sendo presidente daquela Câmara de Vereadores do Município de Goianésia em período análogo. Dentre as funções públicas foi Secretario Municipal de Administração do município de Goianésia entre 2001-2002. Foi Presidente da Fundação Cultural de Goianésia (2005-2007). No campo educacional atuou como professor do ensino médio, na disciplina de Biologia, Geografia e História, entre 1991 a 1995. Coordenou o Curso Técnico em Agricultura – Projeto de Extensão da EAFCe em Goianésia (2007-2008). Atuou como docente adjunto na Universidade Estadual de Goiás (2005-2006) Professor da Faculdade Betel de Goianésia (2006-2007). É professor efetivo da UniEvangélica desde 2006, no Curso de Bacharelado em Ciências Sociais com a disciplina de Processo Legislativo I e II, em Anápolis, e das diciplinas de Ciências Políticas e Sociologia Geral, na mesma Instituição, em sua extensão em Ceres-GO. Atualmente é Diretor Geral da Faculdade Evangélica de Goianésia -AEE. Tem dirigido seus estudos e experiências para a área de Ciência Política, em ações educacionais, nas áreas de desenvolvimento de políticas públicas e ação comunitária, experiência em Processo Legislativo e processos de desenvolvimento sutentável.

 

(Texto: Marcos Carvalho – com informações da Plataforma Lattes)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*