SERÁ O FIM DO HUMANISMO?

Será o fim do humanismo? (Texto de Sóstenes Lima)

O momento histórico atual parece ser indecifrável para todos, não só para as esquerdas. O modelo civilizatório baseado no humanismo (que se expressa e se realiza politicamente por meio da democracia – social e liberal) não está sabendo o que fazer com a ascensão da ultradireita – antidemocrática e anti-humanista.

Há um projeto de solapamento de praticamente todas as bases do humanismo: valor da pessoa, integração dos povos, igualdade de direitos, democracia, diversidade cultural, preservação dos saber tradicionais, preservação das vidas (animais e vegetais), preservação dos ecossistemas, expansão e uso responsável do conhecimento científico etc.

Todos esses valores, entre muitos outros, estão sob ameaça. Esse movimento político que ameaça os valores humanistas está sendo chamado de “ultradireita”, “neofascismo”, “fascismo econômico” etc. Na verdade, o nome importa pouco. O que realmente importa é que pode ser dado como resposta.

As sociedades não estão conseguindo encontrar novas formas políticas para superar um colapso iminente. A democracia representativa está seriamente ameaçada. Parece estar cansada, desgastada. E o pior de tudo é que não conseguimos ver no horizonte uma alternativa viável.

O que podemos dizer com certa segurança é que o modelo econômico vigente no mundo está na base de tudo isso. Esse modelo, se não alterado, vai destruir tudo. Essa visão segundo a qual tudo precisa crescer, o tempo todo e a qualquer custo, está tornando a vida inviável.

Embora a vida humana esteja em crescente expansão, há um catástrofe biológica à espreita. As espécies que não se tornaram satélites da espécie humana estão em constante declínio já faz um bom tempo. A crise está se alastrando, tendendo a se tornar irreversível. Se nada for feito, certamente chegará aos humanos. Não há como a terra suportar.

 

(Sóstenes Lima é graduado em Letras. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa na área de Análise de Gêneros e Análise de Discurso Crítica. É docente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso Crítica, Análise Crítica de Gêneros, Sociolinguística e Educação em Língua Portuguesa. Blog: www.sosteneslima.com. Twitter: @Limasostenes)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*